Home Sobre Estética Beleza Moda Dicas Contato

Biotipos Cutâneos

19.11.18

A rotina de cuidados com a nossa pele faz toda diferença no dia a dia, mas para ser algo positivo é preciso conhecer o seu tipo de pele para assim fazer uso dos melhores cosméticos.
Ficou na dúvida? Continua lendo para descobrir o seu.

Antes de tudo, esse é um esquema de uma pele saudável onde mostra de um jeito simples algumas estruturas só para vocês entenderem melhor um pouquinho da epiderme, derme e das glândulas mais importantes as quais influenciam em cada biotipo cutâneo. 


Pele Eudérmica (Normal)

Esse tipo de pele possui um equilíbrio em relação a secreção sebácea e sudorípara. É uma pele firme, com hidratação equilibrada, boa elasticidade e circulação... Muito comum em crianças e jovens.
Tem coloração, textura, brilho e espessura normais. Os óstios (poros da pele) são pouco visíveis.

Cuidados Necessários
Manter a rotina de higienização facial todos os dias, usando cosméticos adequados... Desse modo teremos uma proteção diária contra todos os agendes agressores externos como o sol, poluição e frio.

Pele Lipídica (Oleosa)

A pele oleosa apresenta hiper secreção das glândulas sebáceas, aspecto brilhante, presença de comedões abertos ou fechados, orifícios pilosebáceos dilatados e com tendência a acne.
Sua textura é bem espessa e granulosa.
Em muitos casos o desiquilíbrio hormonal pode ser um fator de influência ou até mesmo o excesso de calor.

Cuidados Necessários
A higienização deve ser feita diariamente a fim de controlar o excesso de secreção sebácea e queratinização. Muitas pessoas confundem, mas a pele oleosa deve receber hidratação constantemente, ela não é rica em água e sim em sebo... Por tanto, o hidratante ideal é a base de gel que não contém óleo na sua composição.
Na hora de escolher os cosméticos os mais indicados são oil free, a base de gel, com ácido salicílico ou enxofre, alfa-bisabilol e falando sobre maquiagem, opte por produtos em pó ao invés dos cremosos.


Pele Mista

Esse tipo de pele é um dos mais comuns entre a população. Geralmente é confundida com a pele Oleosa, mas nesse caso a pele possui óstios (poros) visíveis além da oleosidade na zona T (testa, nariz, queixo)... As demais regiões variam entre normal e seca.

Cuidados Necessários
Quem tem pele mista precisa ficar muito atento na escolha dos cosméticos, o mais ideal é dividir e usar produtos para pele oleosa na zona T e nas laterais optar por outros produtos conforme for o tipo de pele.

Pele Alípica (Seca)

Esse é um tipo de pele que apresenta desiquilíbrio no teor de água na camada córnea e em lipídeos (secreção sebácea insuficiente). Por conta disso é bem fina, opaca, apresenta descamações e muitas vezes é sensível podendo apresentar vasos, vermelhidão e rosácea.
Pela falta de elasticidade, hidratação e viço, geralmente a pele seca tem mais tendência a ter rugas e linhas finas de expressão.

Cuidados Necessários
A hidratação deve ser intensa e além disso é importante evitar produtos que a irritem, loções alcoólicas, produtos alcalinos, excesso de cosméticos de limpeza, banho quente e muitos cosméticos com corantes/aromas.
....

Gostaram de entender sobre os Biotipos Cutâneos? Agora fica mais fácil na hora de escolher os cosméticos, não é? Mas vale lembrar que a orientação de um profissional qualificado é indispensável.
Querem um post só com dicas de produtos para cada pele? Comenta aqui.

Um Beijo, amores!

COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.

https://www.instagram.com/_danibueno/ https://br.pinterest.com/dannielabueno/ https://www.youtube.com/channel/UCI2BXUKqu3XCAg_WXmisDVw