Home Sobre Estética Beleza Moda Dicas Contato

O que é Rosácea e suas características

23.6.16

Hey meu amores, no último post sobre resenha de argila comentei com vocês que estava gostando muito do produto por estar ajudando na minha Rosácea. Como muitas pessoas não sabem o que é decidi escrever um pouco sobre isso.

Mas o que é Rosácea?
É um transtorno inflamatório crônico. São vasos sanguíneos visíveis no rosto. Eles são aparente já que os vasos tem a característica de serem dilatados, é uma fragilidade dos vasos capilares da pele.

Característica da pele com Rosácea
A pele fica avermelhada e acompanhada de eritrose nas maças do rosto, pode alastrar para a testa, queixo e nariz. É mais comum em peles claras, tanto é que falam que é uma "doença" de peles europeias, mas não é uma regra já que existem exceção de peles morenas que tem rosácea.

Quais são as causas?
Predisposição genética, uso de medicamentos vasodilatadores e fotossensibilizantes, alterações hormonais e emocionais e exposição solar são algumas das causas desse transtorno inflamatório.

Fatores que são característicos da Rosácea e aumentam a vermelhidão do rosto
Mudança brusca na temperatura do ambiente, ou excesso de determinada temperatura, lugar muito quente/frio. A alimentação também está relacionada quando ingerimos álcool ou alimentos termogênicos como pimenta e canela. Atividades físicas e stress também aumentam a vermelhidão do rosto.

O quadro de Rosácea pode evoluir?
Sim! Por isso é tão importante cuidar. A pré-rosácea está ligada a uma vermelhidão passageira. O quadro evolui progressivamente a um eritema associado a crises de ardência na pele. Conforme evolui, ocorre um aumento nos vasos sanguíneos formando como se fosse "teias de aranha" visíveis no rosto. Em casos mais graves pode ter presença de pústulas, a pele fica mais espessa e pode ter presença de nódulos inflamatórios.

Existe tratamento que cure?
Existe tratamento para controlar, mas não para a cura. Varia muito do grau da Rosácea, pode ser através de cosméticos com ativos que atuam na microcirculação, com uso oral de medicamentos ou com lasers vasculares como o KTP ou a luz pulsada.

Será que tenho Rosácea e não sei? O que devo fazer?
Caso tenha alguma dessas características citadas, procure um Dermatologista! Somente ele é capaz de analisar a pele através de aparelhos e dar um diagnóstico preciso. Dependendo do grau ele te indica o melhor tratamento.

Espero que eu tenha ajudado.
Gostaram?
Um Beijo, amores!

COMPARTILHE

2 comentários:

  1. AI MEU DEUS, EU TENHO ISSO E NEM SABIA!!! Lendo o que escreveu percebi que tenho, Dani! Quando a temperatura muda muito rápido fico com as bochechas parecendo duas chineladas de blush, achava que era porque sou muito branca, agora descobri o que é! Você acha que comprando uma argila daquela que você usa ajudaria?
    www.amandapaduan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Amandinha? Fico feliz que o post tenha ajudado!! Então, a primeira coisa a ser feita é ir no dermatologista. Mas a argila rosa ajuda a cuidar sim, e também existem outros cosméticos pra isso.. Mas não deixa de passar com o médico :)
      Um Beijinho.

      Excluir


Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.

https://www.instagram.com/_danibueno/ https://br.pinterest.com/dannielabueno/ https://www.youtube.com/channel/UCI2BXUKqu3XCAg_WXmisDVw