Home Sobre Estética Beleza Moda Dicas Contato

Beleza Tóxica

6.4.21
Oi amores, tudo bem? 

Para quem não viu a última postagem aqui no blog, eu expliquei a diferença entre cosméticos naturais, veganos e orgânicos e a importância de repensarmos sobre tudo que consumimos e colocamos sobre a nossa pele. Como mencionei anteriormente, a sociedade está mudando seus valores principalmente com a pandemia. 
Antes de continuar lendo, aconselho que leia o post sobre cosméticos naturais para entender melhor a continuação aqui. 
Imagem via Pinterest



Muitos dos produtos que usamos são totalmente nocivos à nossa saúde, isso pelo fato de muitos apresentarem metais pesados e componentes até mesmo, derivados de petróleo em suas fórmulas. Hoje vamos falar um pouco sobre isso... Afinal, quais substâncias causam uma Beleza Tóxica? 


Lauril Sulfato de Sódio

Presente em produtos de limpeza, shampoos, removedores de maquiagem, sabonetes, e pastas de dentes, O Lauril é um tensoativo responsável por retirar a oleosidade, produzir espuma e permitir a penetração da água na pele ou nos cabelos. 
Encontrado nos rótulos como sodium lauryl sulfate e sodium lauryl ether sulfate. São responsáveis por causar reações alérgicas de diversos tipos como dermatites, eczemas, câncer e danos ao fígado. 


Chumbo

O chumbo é um metal pesado e nocivo tanto para humanos quanto para o meio ambiente. Ele está relacionado com o câncer, depressão, perda de concentração, hiperatividade, desregulação do ciclo menstrual, Alzheimer entre outras doenças e distúrbios.
O chumbo está presente em tintas, fixadores, corantes de cosméticos de alta pigmentação, esmaltes, batons e podem fazer mal em exposição de vias inalatórias, oral e em contato direto com a pele. 


Petrolato

Derivado de petróleo, ele é encontrado em produtos de cabelo, hidratantes labiais, batons, e cosméticos para a pele. Tanto na pele quanto no cabelo, ele cria uma camada superficial que obstrui os poros e impede a transpiração normal. 
Encontrado nos rótulos também como, petroleum oil, petroleum jelly, pretrolatum, mineral oil, liquid paraffin.


Silicones 

Encontrados também como: cyclotetrasiloxane, siloxanes, cyclomethicone, cyclohexasyloxane...
Os silicones são utilizados para a textura dos cosméticos, como suavizar o toque de cremes e hidratantes para pele e cabelo. Causam problemas hormonais e danos ao fígado, além de serem ruins para o meio ambiente. 


Parabenos 

Os parabenos são os mais presentes em cosméticos como, esmaltes, desodorantes, perfumes, óleos, loções infantis, maquiagens no geral e até em hidratantes.. Ele é usado para combater bactérias que possam contaminar os produtos com o passar do tempo, porém, é visto como um disruptor endócrino... Ele interfere no funcionamento hormonal do nosso organismo. 
O acúmulo dele no organismo pode gerar câncer de mama, melanoma e afetar a fertilidade. 
É encontrado nos rótulos como, paraben, methylparaben, butylparaben, propylparaben. 


Plásticos 

São encontrados em produtos para o cabelo, esfoliantes e outros cosméticos.. Afetam a questão hormonal, sendo associado a casos de câncer e diabetes. Sem contar nos danos ao meio ambiente. 
Nos rótulos podem vir como, polyethylene (polietileno), polythene (politeno), phenoxyethanol (fenoxietanol), phthalates (ftalatos). 


Cloridrato de Alumínio 

Conhecidos também como, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio. 
Esses estão presentes principalmente em desodorantes e antitranspirantes já que bloqueiam os poros e impedem a liberação de toxinas a partir do suor. São relacionados com Alzheimer e câncer de mama.


Fragrâncias 

São considerados desreguladores endócrinos por possuir phtalates, que é visto em 75% das fragrâncias. São totalmente alergênicos para a pele. Encontrados como, fragrance, fragrância, perfume, parfum, musk xylene, galazolide, tonalide. 

~~~

Existem várias substâncias nocivas a nossa saúde, escondidas nos cosméticos... Para conferir mais dessas substâncias leiam aqui... Guia 1, Guia 2


Oportunidade de Curso


Gostou do assunto? Viu como é importante nos preocuparmos com os cosméticos que consumimos?.. Agora eu tenho uma oportunidade para você faturar uma renda extra criando seus próprios cosméticos naturais, sem nada desses componentes tóxicos... E o melhor, no conforto da sua casa. 
Se interessou? O curso Empreende Aroma é super renomado e te oferece total certificação para você começar uma empresa de sucesso. 
Conheça um pouco mais sobre o curso e sobre todas as alunas/os que transformaram suas vidas a partir dele aqui.


Um beijo, amores.

COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.

https://www.instagram.com/_danibueno/ https://br.pinterest.com/dannielabueno/ https://www.youtube.com/channel/UCI2BXUKqu3XCAg_WXmisDVw