Home Sobre Estética Beleza Moda Dicas Contato

Tie Dye no Inverno

15.8.20

Oi amores tudo bem? Como vocês estão? 

O inverno ainda não chegou com força total né, mas não poderia deixar de trazer aqui o tema Tie Dye que eu fiz na Batalha de Looks esses dias no story do meu instagram. 


Origem do Tie Dye 

Para quem não conhece essa trend, o Tie Dye é uma técnica de tingimento em tecidos com corantes e barbantes para amarrar e proteger certas partes da roupa, tendo assim um efeito degradê. O que a maioria não sabe, é que essa técnica é conhecida no Japão como Shibori e o que tudo indica é que eles foram os primeiros a desenvolve-lá durante o século VI e VII. 

O Tie Dye recebeu esse nome quando começou a aparecer na cultura ocidente durante os anos 60 e 70 usado pelos hippies, que tingiam todas as roupas para representar a liberdade, já que durante o processo não tem como ter total controle sobre o resultado final. Nos EUA foi popularizado por músicos como, John Sebastian e Janis Joplin.


Apesar de ter sido uma febre na época, ainda não se via em passarelas por exemplo. A estampa só foi incorporada à moda nos anos 90, quando retornou com tudo entre os punks e os clubbers. Na moda punk a tendência tinha menos cor e começou a aparecer também em jeans, além disso ganhou espaço nas passarelas graças a influência da estilista Vivienne Westwood.


O Retorno 

A técnica voltou a aparecer em desfiles como da Prada no verão de 2019 e continua mais forte do que nunca, principalmente agora em época de isolamento social devido a pandemia. Quem aqui não viu alguém no instagram customizando alguma peça em casa que atire a primeira pedra rs,rs. Como o Tie Dye tem o significado muito forte de liberdade e posicionamento social, até conseguimos entender porque esse está tão em alta no momento, já que estamos vivendo vários acontecimentos em relação a esse tema. 





Inspirações de como usar no Inverno

A técnica está sendo muito vista nessa estação em moletons, mas as possibilidades de uso são infinitas, como jeans, suéter, alfaiataria, t-shirts e até mesmo em um look festa. Vamos conferir? 







Como Fazer em casa?  

O mais legal é que não tem um jeito certo ou errado de fazer, você pode soltar a criatividade na hora, baste ter corante de tecido e barbante para fazer as dobras. Quanto mais tempo você deixar a tinta reagindo, mais pigmentado fica a peça. Algumas pessoas deixam de um dia para o outro e o mais aconselhável é usar um fixador de tecido deixar secar e só então lavar.  
Lembre-se de lavar a peça individualmente, para não ter perigo de manchar outras roupas.  

Para fazer a técnica em jeans escuro por exemplo, o ideal é colocar primeiro na água sanitária a parte onde você deseja aplicar o corante.  
Gostaram? 
Um Beijo.

COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.

https://www.instagram.com/_danibueno/ https://br.pinterest.com/dannielabueno/ https://www.youtube.com/channel/UCI2BXUKqu3XCAg_WXmisDVw