Home Sobre Estética Beleza Moda Dicas Contato

Tratamentos Estéticos no século 20

9.11.19
Como vocês sabem eu me formei na Faculdade de Estética e Cosmética no ano de 2014. Na época eu lembro que as pessoas me perguntavam muito que curso eu fazia e quando eu falava a resposta sempre era a mesma, "Nossa nunca ouvi falar, sobre o que estuda?".

Apesar de ser um curso novo, esse universo de cosméticos e tratamentos estéticos é mais antigo do que vocês imaginam.
Existem dados de que os povos primitivos já gostavam de se maquiar em celebrações... Assim como sabemos que no Egito, também era comum essa cultura da beleza. Mas falando de tempos mais recentes, foi na década de 1880 que a maquiagem ganhou força total, com a indústria de cosméticos... Logo depois, os primeiros tratamentos estéticos no século 20 começaram a aparecer e ganhar força nas clínicas e nos salões de beleza, pois prometiam resultados milagrosos apesar de serem doloridos e estranhos, vamos conferir alguns desses?

Esse aparelho era conhecido como Calibrador de Beleza, inventado pelo pioneiro em visagismo e maquiagem, Max Factor no século 20.

Os primeiros Babyliss eram feitos dentro do salão por essas maquinas, já que não existiam os aparelhos portáteis. O mesmo acontecia para secar os cabelos com o secador.
Para as mulheres que queriam alisar os fios, usavam um pente de ferro que era colocado na brasa e logo em seguida na banha de porco para passar no cabelo.

A maioria das máscaras faciais na época, eram para combater o envelhecimento da pele. Algumas tinham produtos depositados, assim como as atuais que temos para o skincare, outras eram com gelo ou frutas ácidas.
Helena Rubinstein foi a pioneira que oferecia esses tratamentos para rugas, em 1940.




Esse aparelho era voltado para perda de peso, feito com molas de metal que passavam pelas pernas.
Atualmente esse tratamento é conhecido como Endermologia (a laser ou a vácuo), a intenção é bem parecida, voltada para perda de peso e celulite, porém sem ser feita com molas e sim rolos/ventosas.
Ponteira do aparelho de Endermologia  (2019)


Tratamentos para retirar manchas e sardas também eram muito concorridos naquela época, assim como os peelings ou tratamentos para deixar aparente a marca de covinhas nas bochechas, criado em 1936. 
Gostaram de conferir?
Faziam de tudo naquela época pela a beleza e hoje não ficamos atrás disso... Ainda bem que com os avanços da tecnologia esses tratamentos melhoraram, não é? rs, rs.

Um Beijo, amores!

COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.

https://www.instagram.com/_danibueno/ https://br.pinterest.com/dannielabueno/ https://www.youtube.com/channel/UCI2BXUKqu3XCAg_WXmisDVw