Home Sobre Estética Beleza Moda Dicas Contato

Dermatite Atópica

19.11.17

Mais um post sobre Estética por aqui, estavam com saudade desses temas?
Hoje vou falar sobre Dermatite Atópica por um motivo... Faz meses que estou com quadros agudos. Mas pra isso vou dividir esse assunto em dois posts, o próximo será contando como estou cuidando da minha. 

O que é Dermatite Atópica?

Dermatite é uma doença inflamatória crônica da pele que apresenta períodos de melhora e piora. 
Não existem estudos que comprovem as causas exatas da dermatite, porém são relacionadas a outros fatores como rinite alérgica, bronquite e asma. 

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite é caracterizada por lesões inflamadas na pele com crostas avermelhadas que causam coceira intensa e descamação. Não é contagiosa e geralmente é uma doença muito comum em crianças, porém os casos em adultos vem aumentando constantemente. 
Podem ocorrer em regiões diversas do corpo, rosto e couro cabeludo.

Quais os Fatores Desencadeantes? 

Alguns fatores contribuem para o aparecimento da dermatite, são eles... 
Pele seca, frio intenso, baixa umidade do ar, calor intenso, poeira, produtos de limpeza, roupas de lã ou material sintético, doenças como rinite, bronquite e asma, stress, alguns alimentos, problemas com a imunidade e disbiose intestinal.

Já mencionei aqui no blog que estou com várias alergias alimentares inclusive de lácteos e um dos sintomas é a dermatite. Nunca tive problemas de pele, nem mesmo na adolescência... Sofrer com espinhas? Jamais!! Mas em outro post vou contar mais detalhado sobre a minha experiência, como me afetou emocionalmente e mostrar algumas fotos... Amiga que é amiga compartilha né?

Geralmente quem tem alergias alimentares possui mais facilidade para desencadear a dermatite. 
Os alimentos alergênicos são, leite e derivados, crustáceos, ovos, glúten e oleaginosas.

Quem tem dermatite atópica possui facilidade de ter infecções bacterianas, fúngicas ou virais na pele. Mesmo apresentando melhora com o passar do tempo é comum a pele ser ressecada e bem sensível na maioria dos casos.

Como Cuidar? 

O mais importante é tentar descobrir a causa e evitar o fator desencadeante, além disso fazer acompanhamento com um Dermatologista da sua confiança é essencial. Somente ele pode prescrever um tratamento adequado de acordo com o grau da dermatite, isso varia entre pomadas, antibióticos, corticoides, hidratantes... Cada caso é único.

Alguns cuidados são indispensáveis...
Manter a pele sempre hidratada, evitar produtos com perfumes, corantes e álcool. Evitar água muito quente e não coçar a região afetada. O uso do filtro solar é essencial, ainda mais se o médico indicar o uso de pomadas com corticoides.
Unhas compridas também devem ser evitadas, qualquer risco de acúmulo de bactéria ou fungo em contato com a doença piora o quadro.

Dermatite Atópica X Dermatite de Contato

Muitas pessoas confundem os termos. Apesar de algumas características serem parecidas, a dermatite de contato como o próprio nome já diz é causada pelo contato com substâncias que deixam a pele irritada. Isso varia entre, sabão, níquel e outros metais, perfumes e outros cosméticos. 





Dessa vez não vou indicar nenhum produto, pois a Dermatite deve ser tratada apenas por Dermatologistas.
Gostaram do post? Já sofreram de dermatite? Me contem!
Um Beijo, amores

COMPARTILHE

4 comentários:

  1. Post muito bom e completinho. Gostei de saber mais coisas sobre a doença. Minha sobrinha tem. =(

    Beijocas.
    http://www.vaigarota.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que você gostou e que deu pra entender bem heheh!
      Jura que ela tem? É criança?
      Agora fica mais fácil de ajudar a cuidar né?

      Um Beijo,

      Excluir
  2. nossa, bem interessante saber mais sobre essa doença por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom... Fico feliz de ler esses comentários!
      Um Beijo.

      Excluir


Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.

https://www.instagram.com/_danibueno/ https://br.pinterest.com/dannielabueno/ https://www.youtube.com/channel/UCI2BXUKqu3XCAg_WXmisDVw