Home Sobre Estética Beleza Moda Dicas Contato

Dezembro Laranja - Contra o Câncer de Pele

13.12.16
Oi meus amores, tudo bem?
Nas últimas semanas fiquei bem doente e depois acabei viajando, por isso o blog estava meio parado. Voltamos com tudo agora!!

Outubro Rosa e Novembro Azul é super comum ouvirmos falar, né? Mas você sabe que cor é Dezembro?? Laranja! Isso mesmo, esse mês é voltado para o combate ao câncer de pele, que é tão sério quantos os outros, porém pouco divulgado, o que sinceramente não consigo entender já que estamos em um país tropical e o uso do protetor solar deveria ser um hábito de higiene.


Como sou profissional de Estética, sempre "pego no pé" dos meus clientes sobre o protetor solar, por isso não poderia deixar de comentar aqui também.
Mas como diferenciar? Quais são os tipos??

Carcinoma basocelular (CBC)
É o mais prevalente entre os tipos. Esse câncer surge nas células basais (na camada mais profunda da epiderme). Fácil de ser curado se descoberto no início e tem baixa letalidade.
Costumam aparecer em locais que são expostos ao sol como, rosto, orelhas, pescoço couro, cabeludo, ombro e costas.

Carcinoma Espinocelular (CEC)
Surge nas células escamosas na maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, mas ainda assim é mais comum nas áreas expostas ao sol. As regiões geralmente apresentam características como a perda da elasticidade, enrugamento e mudanças na pigmentação.
Esse é um tipo mais frequente em homens do que em mulheres. O sol ainda é a maior causa, mas não a única. Uso de drogas, feridas crônicas ou cicatrizes na pele e a exposição à radiação e alguns agentes químicos podem levar ao aparecimento de CEC.
Apresentam coloração avermelhada, na forma de machucados ou feridas espessas que não cicatrizam e sangram as vezes. Também podem ser confundidas com verrugas.

Melanoma
Esse tem o índice mais alto de mortalidade, porém se descoberto cedo as chances de cura são mais de 90%.
O melanoma é uma alteração nos melanócitos, células que produzem a melanina que dão cor a nossa pele. Mais comum aparecer em fotótipos I e II, mas também afetam pessoas de pele mais escura.
Tem aparência de pintas em tons acastanhados, mas costumam mudar de cor, tamanho e formato com o avanço da doença.
No início o melanoma afeta as camadas mais superficiais da pele, mas ao longo do tempo a lesão acaba sendo mais profunda e espessa, o que diminui as chances de cura aumentando a metástase para outros órgãos.

O diagnóstico só pode ser feito por um Dermatologista, por isso é muito importante ter uma rotina de visitas ao médico, pelo menos duas vezes ao ano.

A marca La Roche Posay junto com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) se uniram em um comercial mega fofo para a conscientização do câncer de pele.


GUIA ABCDE SOBRE O CÂNCER DE PELE

Assimetria (pintas assimétricas podem ser suspeita)

Bordas (as bordas das pintas não podem ser irregulares)

Cor (pinta saudável não pode ter várias cores)

Diâmetro (uma pinta não deve ultrapassar 5mm)

Evolução (acompanhar se a pinta está evoluindo)



Não se esqueça.. O Protetor Solar é o seu maior aliado e deve ser reaplicado várias vezes ao dia, principalmente durante exposição solar, pois dura somente 3 horas na nossa pele.
CUIDE-SE!! Vamos juntos combater o Câncer de Pele.

Um Beijo, amores!!

COMPARTILHE

2 comentários:

  1. Olha a por fora aqui hahhahaa, não sabia que o mês de Dezembro era o mês contra o câncer de pele. Achei bem bacana as informações que você compartilhou.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, agora que você já sabe pode compartilhar com quem conhece :)
    Quanto mais compartilharmos mais vidas podemos salvar!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir


Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.

https://www.instagram.com/_danibueno/ https://br.pinterest.com/dannielabueno/ https://www.youtube.com/channel/UCI2BXUKqu3XCAg_WXmisDVw

Facebook

Último vídeo

Publicidade

picasion.com